Neste webinar são discutidas as atualizações no programa RETP Brasil, banco de dados de acesso público relativo ao inventário de poluentes liberados pelo setor produtivo no ar, na água e no solo, demandados pelo do Ministério do Meio Ambiente.


 

Este Webinar abordará os pontos críticos do processo de homologação de produtos químicos nas empresas e uma estratégia de sistematização preconizada pela Lisam com o uso do Publichem, uma poderosa ferramenta web de recebimento e distribuição de documentos de segurança.

Este Webinar abordou as mudanças trazidas pela emenda que alterou a norma ABNT NBR 14725-2 e seu impacto na classificação de perigos de produtos químicos.



Neste webinar é abordada a adequação ao e-Social no âmbito da Saúde e Segurança do trabalho.   

Foram tratados temas relevantes como a necessidade de se avaliar bem e registrar com precisão as exposições aos riscos ocupacionais conferindo consistência e confiabilidade a Laudos técnicos, como o LTCAT (Laudo técnico de condições ambientais de trabalho) e o grau de vulnerabilidade em que muitas empresas se encontram sem condições de evidenciar o adequado controle de riscos ocupacionais por apresentarem inconsistência técnica em seus Laudos e Programas, o que leva a implicações sérias no âmbito fiscal, previdenciário e jurídico.


Este Webinar abordou as principais características desses sistemas e as correlações que existem entre eles, com destaque para as regulamentações brasileiras– ABNT NBR 14725 e Resolução n° 5.232 – ANTT.


Neste webinar apresentamos uma visão geral de como preparar uma FISPQ, quais são os itens obrigatórios a serem seguidos, o conteúdo de cada uma das seções, entre outras dicas.

Gerenciar o cumprimento dos requisitos regulatórios para produtos químicos pode ser uma tarefa complexa para as empresas, e isso requer uma gestão eficaz dos documentos de segurança química. Todas as empresas do Brasil devem estar de acordo com os requisitos do GHS. A NR-26, do Ministério do Trabalho e Emprego adotou a estrutura do GHS no Brasil em maio de 2011, através da Portaria nº 229, com o objetivo de desenvolver um sistema harmonizado de comunicação de perigos, incluindo as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQs). 


Confira neste webinar as últimas atualizações (agosto de 2018) na implementação do GHS na América do Sul.
Tópicos abordados:
  • Status do GHS para a América do Sul
  • Overview da implementação do GHS nos países da América do Sul
  • GHS Argentina
  • GHS Brasil
  • GHS Chile
  • GHS Colômbia
  • GHS Equador
  • GHS Uruguai
  • GHS demais regiões